Exibindo todos 13 resultados

A Square Enix foi fundada em 1 de abril de 2003 depois da fusão entre a Square e a Enix. Na época, oitenta por cento dos funcionários da Square Enix era formada por antigos empregados da Square. A empresa é dividida internamente em várias divisões de negócios e desenvolvimento, com cada uma se focando em projetos diferentes. A modelo de negócios segue a ideia de “conteúdo polimórfico”, que consiste no desenvolvimento de franquias em diferentes hardwares e mídias. Além dos jogos eletrônicos, a companhia também produz motores de jogo próprios, filmes e animações, mangás, livros e produtos licenciados.

A Square Enix também é dona de várias subsidiárias ao redor do mundo que publicam os jogos da matriz japonesa em diferentes territórios ou produzem títulos próprios, como por exemplo a Square Enix Europe, Taito Corporation, Eidos Interactive, Eidos Montreal, IO Interactive e a Crystal Dynamics.

 

Enix

A Enix foi fundada em 22 de setembro de 1975 como a Eidansha Boshu Service Center por Yasuhiro Fukushima. A empresa inicialmente publicava tabloides, sendo renomeada como Enix em 1982 e entrando na indústria dos jogos eletrônicos com uma competição de programação. A empresa publicou diversos jogos para várias plataformas pelos anos seguintes. Ela sempre terceirizou a produção de títulos para outras desenvolvedoras através de royalties em vez de produzi-los internamente.

A companhia é mais famosa por ter publicado os títulos da série Dragon Quest que fora desenvolvida pela Chunsoft. O primeiro jogo foi lançado em 1986, eventualmente vendendo 1,5 milhões de cópias apenas no Japão e estabelecendo a franquia como a mais rentável da empresa. Diferentemente da Square que passou a desenvolver jogos exclusivamente para o PlayStation, a Enix anunciou em janeiro de 1997 que passaria a desenvolver e publicar jogos tanto para a Nintendo quanto para a Sony.Essa decisão fez com que as ações da Enix e da Sony subissem de valor na época. A empresa passou a ser listada em novembro de 1999 na primeira seção da Bolsa de Valores de Tóquio, indicando uma “companhia grande”.